quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resumo - A dor e a delícia de ser professor: uma análise do trabalho na rede estadual de ensino de São Paulo
Este artigo analisa o trabalho do professores do estado de São Paulo, levando em consideração vários fatores, como salário, benefícios... Para isso realizou-se uma pesquisa com os docentes, antes deste passo houve um levantamento bibliográfico, e toda uma preparação para a execução da pesquisa. 
Com a democratização do ensino, ele tem crescido cada vez mais no Brasil, mas constata-se que muitas vezes ele não acontece com uma boa qualidade, o trabalho desenvolvido busca analisar as condições de trabalho do professor, e tenta-se entender porque isso ocorre.
A maior parte dos professores entrevistados relatam que os aspectos negativos da profissão são a relação desenvolvida com os alunos, os baixos salários e as salas de aulas numerosas, e os aspectos positivos são o aprendizado dos alunos, o prazer de ensinar, a própria realização profissional e também os bons relacionamentos desenvolvidos entre aluno e professor.
Constatou-se que a remuneração do profissional depende do tempo de serviço e não de um determinado desempenho, foram analisadas variadas cargas horárias de trabalho, salários e vínculos empregatícios. A um grande descontento dos professores com relação aos benefícios, além de serem desvalorizados, se eles faltarem ao serviço independente do motivo seus direitos são afetados, a forma de como esses direitos são "conduzidos" até os profissionais não é justa, tanto com relação aos direitos quanto a evolução funcional da carreira.
Os professores vêem os alunos como desinteressados, desmotivados e indisciplinados, consideram isso devido a falta de participação da família. Os professores dão muita importância a sua condição de trabalho, que acabam sendo muito precárias, desmotivando o profissional. Os principais pontos favoráveis da profissão relatados pelos docentes é a possibilidade de contribuição com o desempenho e desenvolvimento dos alunos, o prazer de ensinar os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário