segunda-feira, 14 de setembro de 2015

RESUMO DO ARTIGO: O fazer-se professor: Uma abordagem acerca da identidade, da formação e da prática docente

Introdução:
Neste artigo procuramos realizar um estudo bibliográfico qualitativo acerca do fazer-se professor, constituído de fatores como a identidade, a prática pedagógica reflexiva.  Pois quanto mais o professor conscientizar-se do papel que exerce em sala de aula, mais compreenderá que as suas habilidades devem estar ligadas as atitudes, na tomada de decisões em prol da necessidade educacional dos alunos, possibilitando a outros formadores a ampliação da visão técnica e humana do se fazer educador, que nortearão futuras gerações a partir dessa reflexão que aponta o papel do professor de forma holística em detrimento da formação do saber.
Metodologia:
Adotamos como metodologia a revisão sistemática, um método composto por critérios, previamente estabelecidos, para a seleção e avaliação crítica de artigos (Scopus, Isi Web of Science, Scielo) de acordo com o contexto educacional atual, focando na identidade do professor. Assim foram selecionados 22 artigos entre 2013 e 2014.
Resultados:
As narrativas de si, possuem testemunhos de uma vida, de um contexto, das vivências, das práticas, que influem, na constituição da identidade do professor. Para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, está sendo utilizados alguns recursos, como vídeo, podcasts, vídeo-conferência, wikis e blogs. O uso de tais recursos implica na preparação de educadores. A fim de aprimorar a criatividade dos alunos, os professores precisam desenvolver uma consciência das necessidades dos alunos e envolvê-los em sua própria aprendizagem, a fim de mostrar a importância sobre seu valor no mundo, despertando assim a capacidade de ser criativo.  Pois o ato de educar visa à construção do sujeito não somente para as questões práticas, técnicas e sim universal do homem. É necessário uma prática reflexiva e uma formação acadêmica de qualidade, influenciando a práxis do professor, voltada com a função de suscitar no educando o desejo em construir o conhecimento.Com isso, a formação continuada do professor se faz necessário visando uma prática de qualidade, posto que o contexto social atual exige demasiada reformulação dos sistemas de ensino, bem com a atualização do conhecimento. Tais exigências marcam a atuação do professor, os significados sociais do ‘ser professor’ e, consequentemente, a construção da imagem e da identidade docente.
Conclusões e discussões:
No delineamento da identidade do professor, não pensamos o professor como personagem isolado, entendemos o professor como figura marcante de um amplo campo – a Educação! Em alguns momentos nos reportamos ao aluno para destacar a figura do professor enquanto mediador na prática pedagógica, facilitador da aprendizagem do aluno, papéis delegados e exigidos pela sociedade da informação, que lhe atribui novas perspectivas para a construção do saber e, consequentemente, traça novos paradigmas a construção da identidade. Além disso, prática reflexiva pedagógica de um educador é fundamental para que este possa intermediar no processo de ensino e aprendizagem do educando, e que além da reflexão sobre sua prática exista uma relação interpessoal estabelecida com seu aluno, a qual possibilitará ao educando a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Assim, profissional da educação precisa ter consciência da necessidade da qualidade nos serviços prestados a sociedade, pois o seu maior objeto de trabalho é a construção do ser humano para o mundo.

Discorremos acerca do professor como figura humana, que se constrói a partir das suas vivências e dos significados que tem para si e para o outro ‘ser professor’. A relevância da temática apresentada vai de encontro ao amplo conceito de educação, enquanto processo gradativo que não se limita a instituição escolar. A identidade docente está associada ao contexto social e político, as identidades são construídas pelos sujeitos que desempenham a função de ‘professorar’ e são frutos de uma sociedade que acolhe, que valoriza ou que por vezes desvaloriza a profissão docente.

Um comentário:

  1. Ou seja, a professoralidade é uma construção permanente de sujeitos atentos às suas experiências e às reflexões acerca de suas práticas. Parabéns!

    ResponderExcluir