sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Arian Rodrigues Batista - 21441

Aula Expositiva

            A aula expositiva caracteriza-se pela exposição oral ou escrita do conteúdo pelo docente, sem levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos, o foco é o professor, o aluno se torna passivo neste processo. A avaliação é feita com atividades de fixação, não há espaço para reflexões, o método se baseia na memorização.
            A aula expositiva se tornou sinônimo de um ensino diretivo e tradicional, que tem como objetivo a "transmissão de conhecimento para o aluno", mas como já estudamos em sala de aula, sabemos que não ocorre transferência de conhecimento, segundo Paulo Freire o professor constrói o conhecimento junto com o aluno. Mas a aula expositiva era tratada como um meio de transmitir conhecimento no passado, hoje em dia sabemos que uma aula expositiva pode ser bem planejada, e realizada com varias estratégias de ensino, fazendo com que o professor se torne um protagonista neste processo de ensino, lembrando que o processo de ensino e aprendizagem ocorre juntamente com alunos, fazendo com que os alunos tenham um papel importante na aula também.

            É de grande importância destacar que este não deve ser o único recurso a ser usado pelo docente,no passado as aulas expositivas se consolidaram na prática pedagógica utilizada pelos jesuítas, transformando-se na estratégia mais utilizada na escola, acreditava-se que bastava o mestre falar e o aluno escutar e aprender. Vemos ao longo da graduação a importância da ação de cada indivíduo na construção do seu próprio saber e o papel do professor como mediador entre o conhecimento e o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário