quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aula expositiva: o professor no centro das atenções


A aula expositiva pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar no trabalho do professor! Ela é essencial para apresentar um tema, sintetizar algumas informações que já foram trabalhadas ou fechar algum conceito, a aula expositiva é o momento em que o professor se torna o centro das atenções e tem a palavra. 
No entanto, de acordo com as mudanças que a sociedade está passando, percebemos que a aula expositiva vem perdendo espaço na escola e até está passando a ser muito mal vista por alguns educadores, já que seu estilo reflete ao de uma aula tradicional, que tem por base a "transmissão" do conhecimento do professor para o aluno. Para mim, não é bem assim! Se bem planejada e realizada, este método de ensino pode ser o melhor meio de ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem da turma.

 Além disso, mesmo que a aula expositiva seja um método de ensino tradicional e autoritária, ela pode ser transformada em uma atividade dinâmica, participativa e estimuladora. Basta usá-la de forma adequada!
É claro que a aula expositiva apresenta muitos aspectos negativos e é muito mal empregada por alguns professores, e dificultam a aprendizagem de alguns alunos mas, devemos considerar também alguns aspectos positivos deste método, dentre eles, podemos perceber que é um método de fácil preparo, possibilitando a "transmissão" de várias informações em curto espaço de tempo; Facilita aos estudantes disciplinas que seriam de difícil compreensão apenas com a leitura; Oferece para o aluno uma ideia de conteúdo; O professor apresenta visão geral e imparcial do conteúdo, principalmente quando o tema é polêmico; É necessária tanto quando existem muitas como quando existem poucas referências sobre o assunto; Parece necessária para os estudantes despreparados intelectualmente, que aprendem melhor ouvindo do que lendo; O aluno pode ser estimulado pelo professor; Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário