domingo, 25 de outubro de 2015


Resumindo a aula do dia 19/10...

Esta aula foi tão legal, que permitiu a todos relacionar as afirmações de Paulo Freire no livro "pedagogia da autonomia" com a nossa realidade no contexto escolar, ficando mais claros ainda os princípios trazidos no livro. Porém, vi como é enorme a dificuldade que todos tiveram em fazer esta relação.

Acontecimentos da aula:

Primeiramente, a professora Rita nos perguntou quais eram os principios trazidos no livro, e enquanto os alunos iam dando seus argumentos, a nossa colega Zilda ia fazendo as anotações necessárias no quadro sob mediação da professora Rita. Vários argumentos foram dados. Alguns deles foram:

1. A construção do conhecimento é um processo de mediação entre os sujeitos;
2. O ensino é um processo de construção do conhecimento;
3. O processo de ensino e aprendizagem é uma via de mão dupla, ao se ensinar se aprende e ao se aprender se ensina;
4. Educar deve se ancorar na inconclusão humana, e por isso, aprender torna-se possibilidade plena;
5. A prática docente é uma ação política, crítica e reflexiva;
6. Ensinar exige competências, conhecimentos e habilidades relacionadas à pesquisa.

Depois que todos deram seus argumentos, considerações e participaram desta etapa, a professora Rita nos mandou reunir em duplas e que relatássemos uma experiência vivida  na escola (como alunos, Pibidianos, estagiários, etc) que se relacionava com esses princípios dados pelos alunos.

Não sei se um relato de uma experiência fora do ambiente escolar (educação formal) vivida por mim é válida, mas o principio "O processo de ensino e aprendizagem é uma via de mão dupla: Ao se ensinar aprende e ao se aprender ensina" descreve bastante minha experiencia de mediação num centro de Ciência de educação Não formal (Espaço Interciências). Mas mesmo assim, vou comentar, já que o assunto está inserido no campo da Educação e também, não consegui relacionar os princípios com o ambiente escolar.
Atualmente atuo como mediadora do Espaço Interciências da UNIFEI, e no inicio de minhas explicações, fui aprendendo muito com os visitantes, em sua maior parte, alunos da Rede escolar Básica. Pois, enquanto explicava aspectos teóricos de cada experimento, alguns visitantes, sempre me explicavam aqueles experimentos relacionando-os com o cotidiano deles. Agora, sempre que vou explicar algum experimento, tento sempre relacioná-lo com situações do dia-a-dia dos alunos, para que eles entendam melhor. 


E assim, a maioria das duplas foram dando seus relatos, alguns muito interessantes. Como a aula já estava quase acabando, a professora Rita nos fez mais uma de suas interessantes reflexões, no caso, refletiu tristemente um pouco do porque  é tão difícil relacionar o livro com acontecimentos na Escola. Realmente é uma pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário